quarta-feira, 7 de novembro de 2012

França também abre caminho para o casamento gay



Christiane Taubira
Em 11/09
Ministra da Justiça da França,
Christiane Taubira:
 
"O projeto de lei vai proporcionar
às pessoas do mesmo sexo
as disposições atuais do matrimônio,
filiação e parentesco". 

O polêmico projeto de lei sobre o casamento e adoção de casais gays, que transformará a sociedade francesa, foi aprovado nesta quarta-feira (7/11) pelo Conselho de Ministros, apesar da drástica rejeição das igrejas e dos setores conservadores da França.

A lei sobre o casamento gay representa um avanço para toda a sociedade, segundo declarou o presidente socialista François Hollande, que havia prometido na campanha eleitoral apresentar o projeto nos primeiros meses de mandato.

Para se tornar lei, a proposta ainda terá de ser aprovada pelo Parlamento em meados de 2013.
Segundo uma pesquisa publicada no último fim de semana, o número de franceses favoráveis ao casamento entre pessoas do mesmo sexo diminuiu no último ano, passando para 58% em 2012, contra 63% em 2011.

Mas o que provoca maior oposição na opinião pública não é o casamento gay, e sim a ideia de que casais homossexuais possam adotar.

Se a França autorizar o matrimônio homossexual, será o nono país da União Europeia a adotar a medida. Entre 2000 e 2012, oito países europeus mudaram a legislação para autorizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo: Espanha, Holanda, Bélgica, Portugal, Noruega, Suécia, Islândia e Dinamarca.

Fonte: R7
______________________________________________________

As lideranças representativas dos homossexuais queriam incluir no projeto o direito à reprodução assistida e à utilização de técnicas como a fertilização in vitro, mas o governo deixou essa etapa para uma legislação futura sobre a família.

Grupos contrários ao projeto têm se manifestado nas ruas e na mídia. Muitos prefeitos - autoridade pública que celebra as uniões civis na França - declararam sua intenção de boicotar os casamentos gays.

Na semana passada, os bispos franceses pediram aos católicos que escrevam aos deputados para que eles tomem consciência da gravidade do que está em jogo. O que mais choca uma parcela dos franceses nem é tanto o casamento, mas a adoção por casais homossexuais, vista como o fim do modelo de família tradicional. Psicólogos e psiquiatras infantis também estão divididos.

Militantes que lutam contra a homofobia lembram que outros dois países europeus de maioria católica, Espanha e Portugal, adotaram o casamento gay, a adoção e a procriação assistida sem que isso significasse uma decadência dos valores familiares.
Associações próximas da Igreja Católica já planejam manifestações em várias cidades da França no dia 17 de novembro.


Nenhum comentário: