quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O papel da mãe na educação (Parte 2) - "O desejo de agradar à mãe e Comportamento das crianças na igreja"


O desejo de agradar à mãe

Crianças antes da idade de sete anos respondem muito bem à mãe e ao desejo de agradá-la. Use isso a seu favor. Você pode ser direta e dizer que você não está feliz com seu comportamento. Torne algo pessoal. Isso funciona com a criança de cinco anos de idade, e não tem quase nenhum efeito na de dezesseis anos de idade.
Este desejo de agradar a você como a mãe também significa que o seu humor a afeta muito. A segurança emocional da criança depende da própria alegria ou tristeza da mãe a cada dia. 

Mas a instabilidade emocional mais profunda da mãe tem um impacto negativo ainda maior. 
Enquanto estudos mostram que alguns meses de depressão pós-parto não tem efeito duradouro sobre a criança, os pesquisadores do cérebro mostraram que a depressão persistente afeta diretamente a capacidade da criança de aprender e de responder à estimulação. A área frontal esquerda do cérebro mostrou atividade reduzida em 40% dos bebês em um estudo com mães deprimidas. Esta área do cérebro está associada com a emoção externa. No entanto, nove em cada dez bebês com mães não-deprimidas mostraram um alto nível de atividade na parte frontal esquerda do cérebro.

A idade em que o bebê está em maior risco de “ter problemas de comportamento e comprometimento cognitivo mais tarde” devido a depressão materna é de seis a dezoito meses. A depressão persistente deve ser tratada, em primeiro lugar na Confissão sacramental, e então, ouvindo os conselhos do próprio sacerdote e, finalmente, através de aconselhamento profissional, se o padre aconselhá-lo.


As mães são muito ocupadas lidando com seus filhos pequenos. Deus lhes dá a graça e a força para lidar com suas famílias, mas elas têm que pedir essas bênçãos. Deus quer você como a mãe que alimenta e cuida de seus filhos.



Comportamento das crianças na Igreja
Crianças pequenas também aprendem como se comportar na Missa a partir de seus pais. Crianças de dois anos de idade são capazes de sentar-se e ajoelhar-se, sem se virar ou se contorcer excessivamente, desde as orações ao pé do altar até o Ato penitencial. As de três anos de idade podem fazê-lo por quase toda uma Missa de domingo. As de quatro anos de idade podem se comportar em toda uma Missa de Domingo  ou uma Missa em dia de semana. Mas os pais têm de esperar este comportamento e reforçá-lo consistentemente. 

(continua...)

Nenhum comentário: