quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O papel da mãe na educação (Parte 5) - "O catecismo, a Primeira Comunhão e Crisma"


A Primeira Comunhão e Crisma

A mãe deve preparar ativamente os seus filhos para a Primeira Comunhão. A mãe deve estar fortemente envolvida, ensinar à criança as orações necessárias durante a semana e falar de Jesus e Maria. Quando a Primeira Comunhão de seu filho estiver a dois meses de distância, fale sobre a Hóstia a cada semana. Faça-lhe perguntas sobre a confissão e certifique-se que ela sabe o procedimento. Fale sobre a diferença entre hóstias consagradas e não consagradas algumas semanas antes de receber o sacramento. Seu marido também deve apoiá-la e rever o material com a criança, mas a mãe é geralmente mais envolvida na educação infantil.
  A maioria das crianças deve entrar numa classe para a Primeira Comunhão após o seu sexto aniversário.
A religião deve ser ensinada a cada ano e não deve ser descartada entre os anos da Primeira Comunhão e a Crisma. O Catecismo pode ser ensinado em formato de pergunta-resposta histórias da Bíblia, aprender sobre a Missa, e as vidas dos santos. (Temos o Blog http://catecismopiox.blogspot.com.br/ ).
A mãe deve encorajar e exortar os seus filhos de oito a doze anos de idade a participar da Santa Missa. Ela precisa se comunicar regularmente com seu marido em relação ao modelo de comportamento na Missa (ajoelhar corretamente, por exemplo), outras devoções em casa , e, claro, o serviço no altar para os meninos. Aprender a servir a Missa leva para mais perto de Deus e da Igreja, enquanto os ensina a ser homens ao mesmo tempo.

A mãe tem seu papel ativo na instrução catequética.

Agora o pai deve fazer o mesmo trabalho da mãe interrogando a criança sobre as orações e os materiais necessários para a Crisma. No entanto, os pais devem resistir à tentação de escolher o padrinho de Crisma de seu filho. Deixe a criança escolher o seu próprio padrinho, pois isso que constrói a confiança e ajuda a criança a aprender que a Fé Católica dela é dela, e não simplesmente alguma rotina sombria em que só participa para agradar seus pais. O Catecismo do Concílio de Trento ensina que a Crisma não deve ser adiada até a adolescência; se um bispo tradicionalista não estiver disponível antes que a criança complete treze ou quatorze anos, considere seriamente dirigir ou voar para outra cidade para que seu filho seja Crismado no rito tradicional. 

(continua...)



Nenhum comentário: