quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Mais cultura, menos religião


Creches públicas de ONG indiana ensinam conceitos como vegetarianismo, yoga e sustentabilidade a crianças da periferia de São Paulo.
 Raoni Maddalena
A plaquinha de madeira entalhada onde se lê a expressão hindi “Namaskar” (a divindade em mim reconhece a divindade que há em você, em tradução livre) é encontrada em diversas salas da creche sustentável. 
As crianças são educadas segundo uma filosofia propagada pela Ananda Marga no mundo inteiro: o neo-humanismo. Criada e difundida pelo filósofo indiano P. R. Sarkar, essa pedagogia busca envolver paralelamente o físico e o espiritual das crianças. E isso não tem nada a ver com religião. “Desenvolvemos a criatividade por meio de uma educação holística”, afirma a economista filipina Didi Jaya, em um português com forte sotaque, coordenadora das creches em São Paulo (elas também estão presentes em outros estados, como Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro).
Além da filosofia neo-humanista, a Ananda Marga aplica outros métodos vindos da Índia. O primeira é a shantala, um tipo de massagem para bebês, que tem a função de tranquilizá-los por meio do contato pele a pele. Nas creches da ONG em São Paulo, elas são realizadas pelas professoras uma vez por semana. Já as crianças maiores, a partir dos 3 anos, participam de aulas de ioga semanais, onde aprendem as famosas posturas que imitam animais, a meditar e a controlar a respiração. O princípio dessas duas artes é flexibilizar e acalmar o corpo e, por consequência, a mente. 
Outro princípio difundido pela ONG no Brasil é a alimentação vegetariana. As cinco refeições servidas diariamente nas creches não contêm carne, nem ovos.
Fonte: Revista crescer
_________________________________________________________________________________

Nova Era
O Movimento Nova Era, também chamado de New Age, Era de Aquarius, Era Holística, Nova Consciência e Nova Ordem Mundial, originou-se em Nova York pela russa Helena Petrovna Blavastsky, que emigrou para os USA e em 1875 fundou a sociedade Teosófica, que tem sua doutrina básica baseada em que todas as religiões têm verdades comuns, as quais transcendem todas as diferenças, crendo também que seres espirituais ou homens especialmente favorecidos pelo destino, evoluíram mais do que a grande massa e tornaram-se os guias do mundo, "Os Iluminados".
A Nova Era afirma que o problema do homem não é o pecado, como diziam a tradição medieval e as religiões transcendentalistas, mas, assim como os Renascentistas, a ignorância. Conhecer-se a si mesmo e desenvolver-se, eis o lema da Nova Era. Através do auto-conhecimento, feito através da meditação, o homem se "auto-salva", não precisa de um salvador. Cada um tem a chama divina dentro de si, deve perceber essa divindade, descobrir-se e iluminar-se. Seu erro (pecado) refletirá não em um inferno, mas numa encarnação menos evoluída ou mais sofrida (Lei do Carma), onde aqui se faz, aqui se paga. O auto-conhecimento leva o homem à iluminação, percebendo a divindade imanente que existe dentro dele. Não é no exterior que se encontra a verdade, mas no interior de cada homem, ali reside a partícula divina, o microcosmo que é, ao mesmo tempo é parte e é todo. Segundo a gnose, a parte e o todo formam a mesma realidade, são ambas divinas e, por divinas, iguais.
______________________________________________________
Yoga
O yoga é incompatível com a espiritualidade cristã porque é panteísta (ao dizer “Deus é tudo e tudo é Deus”), e sustenta que existe uma realidade única e tudo o resto é ilusão ou maya. Se só existe uma realidade e tudo o mais é ilusório, não pode haver nenhuma relação nem amor.
O centro da fé cristã é a fé na Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, três pessoas em um só Deus, o modelo perfeito de relação amorosa.
ERRADO
CORRETO
Todo o Cristianismo é sobre relações com Deus e entre os homens. “Amarás ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração com toda a tua alma e com toda a tua mente. Este é o principal e o primeiro mandamento. O segundo é este: Amarás ao próximo como a ti mesmo” (Mt 22, 37-39).
No Hinduísmo, o bem e o mal, tal como a dor e o prazer são ilusórios (maya) e, portanto, irreais. Vivekananda, o ícone mais respeitado do Hinduísmo moderno, dizia: “o bem e o mal são um e o mesmo”
No melhor dos casos o yoga é uma prática pagã e, no pior, uma prática oculta.
Esta é a religião do anti-Cristo (o homem que se faz Deus) e pela primeira vez na história está a ser praticada freneticamente no mundo ocidental e na América.
Não é uma questão de aceitar a cultura de outro povo, é uma questão de aceitar outra religião que é irrelevante para a nossa religião e de aceitar outros conceitos religiosos.


Fonte: Rainha Maria

Nenhum comentário: