domingo, 11 de novembro de 2012

A maioria acha tudo normal. E você, o que acha?


Notícia 11/11/2012: Fortes chuvas atingiram neste domingo o centro e o norte da Itália, causando deslizamentos de terra, transbordamentos e alagando mais da metade de Veneza.

Segundo a prefeitura, o nível da água na cidade italiana subiu 149 cm, a sexta maior marca desde 1872. Isso fez com 70% da cidade ficasse alagada, afetando casas e lojas do centro histórico.


Fonte: Folha de São Paulo



14/05/2012 21h01 - Fonte: G1
Em protesto, churrasco é feito no meio de rua alagada no ES

Moradores de bairro em Vila Velha estão cansados das enchentes.
A prefeitura garante que os canais são limpos e promete obras






25/09/2012 11h18 - fonte: G1
Imagens de satélite revelam aumentos desiguais nos níveis dos oceanos


Um novo estudo, que se vale de informações levantadas a partir de imagens registradas por diferentes sondas espaciais, afirma que os níveis dos mares no planeta estão subindo apenas uma média de 3 milímetros por ano. Mas essa reavaliação oculta algumas grandes diferenças regionais - tanto para cima quanto para baixo.

O Mar das Filipinas, por exemplo, sofreu um aumento médio que ultrapassa 10 milímetros por ano. Em parte, isso reflete grandes oscilações nos ventos e na temperatura do Oceano Pacífico.
O estudo integra a Iniciativa de Mudanças Climáticas (CCI, na sigla em inglês), aprovada pelo Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla original) durante sua reunião ministerial de 2008.




30/10/2012 08h31 - fonte: G1
Atlas' da ONU mostra os riscos para a saúde relacionados ao clima

Mapas e ilustrações mostram riscos das mudanças climáticas às pessoas.
Malária, diarreia, meningite e dengue são doenças que pioram com o calor.

Duas agências da Organização das Nações Unidas (ONU) apresentaram esta semana um "atlas da saúde e do clima", instrumento destinado a ilustrar com mapas quais são os riscos para a saúde em caso de mudanças climáticas ou condições meteorológicas extremas.

"Um mapa vale 1.000 palavras", declarou a diretora geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, Ao lado do secretário geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM), Michel Jarraud.

Esse documento científico, que será publicado em todos os idiomas da ONU, apresenta gráficos, mapas geográficos e meteorológicos distribuídos em 50 páginas, além de ilustrações de várias doenças relacionadas ao clima, como malária, diarreia, meningite, dengue.



Estudos relacionam aquecimento global e incidência de raios
10 de janeiro de 2012 • 09h17
SABRINA BEVILACQUA
Direto de São Paulo               Fonte: Terra.com.br

Pesquisadores estão cada vez mais certos de que fenômenos climáticos globais influenciam diretamente a incidência de raios no Brasil. Segundo o coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE), Osmar Pinto Júnior, grande parte da comunidade científica acredita que as mudanças climáticas têm impacto no aumento da incidência de raios e de tempestades no mundo.





...
Em Mt 25,1 diz: “Então o Reino dos Céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do noivo”.

Prezado católico, no início do versículo 1 que está sendo comentado diz: “Então o Reino dos Céus será semelhante…” O Cônego Duarte Leopoldo diz que "...este trecho fala do Juízo Particular que acontecerá logo após a morte de cada pessoa", como está em Hebreus 9, 27: “… os homens devem morrer uma só vez, depois do que vem um julgamento”, e Santo Afonso Maria de Ligório também escreve: “… o juízo particular se efetua no mesmo instante em que o homem expira, isto é, morre… e onde a alma se separa do corpo, a mesma é julgada por Nosso Senhor”. 

Essa parábola centraliza-se, pois, no instante em que Deus vem ao encontro da alma: o momento da morte. São Josemaría Escrivá diz: “Há de chegar também para nós esse dia, que será o último… Confiando firmemente na graça de Deus, estamos dispostos desde este momento, com generosidade, com fortaleza, com amor nos pormenores, vivendo bem cada momento presente, a acudir a esse encontro com o Senhor levando as lâmpadas acesas. Porque nos espera a grande festa do céu”.

Católico, você sabe que tudo passa, tudo acaba, tudo morre; e que após a morte, a alma comparecerá diante de Deus para ser julgada, e o Juiz, que é Deus; não o seu vizinho, nem o seu parente, nem outra pessoa qualquer, pedirá conta de tudo, como escreve São Gregório Magno: “Quando o Juiz vier, exigirá de cada um de nós tanto quanto nos deu”.

No versículo 1 fala também sobre dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do noivo.

Entre os hebreus, a mulher, depois de celebrados os esponsais, isto é, cerimônias antenupciais, permanecia ainda uns meses na casa de seus pais. Tempos depois, tinha lugar uma segunda cerimônia, na casa da esposa, mais festiva e solene, só após a qual, marido e mulher, se dirigiam para o novo lar. Na casa da esposa, esta esperava o marido acompanhada por outras jovens não casadas. Quando chegava o esposo, as companheiras da noiva, junto com os convidados, entravam com ele e, fechadas as portas, começava a festa.

O Cônego Duarte Leopoldo escreve: “Como a festa se fazia à noite, levavam-se pequenas lâmpadas acesas e um vaso de óleo, tal como se encontra nos antigos desenhos das catacumbas romanas”.
O Cônego Duarte Leopoldo diz também: “O esposo é Jesus Cristo… as dez virgens representam a universalidade das almas chamadas às núpcias da Encarnação do Verbo”, e o Pe. Francisco Fernández-Carvajal diz: “O esposo é Cristo… as virgens representam os homens que compõem a humanidade”.

Em Mt 25, 2 diz: “Cinco eram insensatas e cinco, prudentes”.

O Cônego Duarte Leopoldo diz: “As cinco virgens prudentes são as almas justas, e as cinco virgens insensatas são as pecadoras”.

Caríssimo católico, as virgens prudentes representam os católicos autênticos e fervorosos que vivem santamente, vivendo bem cada momento presente. Representam os católicos que permanecem vigilantes, dedicados em praticar somente o bem; que lutam para seguir os mandamentos da Santa Igreja e os da Lei de Deus; que evitam o pecado e que se esforçam para crescerem a cada dia no amor de Deus. 

E as virgens loucas, representam aqueles católicos desleixados, que não se preocupam com a salvação da própria alma; que zombam da piedade, da santidade e que jogam o tempo fora. Cada dia que passa o mundo se transforma em um grande hospício, porque se multiplicam continuamente as virgens loucas.

E você, é uma virgem prudente ou uma virgem louca? Lembre-se de que a vida é breve, acorde enquanto é tempo.

Em Mt 25, 3-4 diz: “As insensatas, ao pegarem as lâmpadas, não levaram azeite consigo, enquanto as prudentes levaram vasos com suas lâmpadas”.

Prezado católico; São Jerônimo, Santo Hilário e Orígenes dizem que a lâmpada designa a fé; o óleo designa as boas obras, sem as quais é morta a nossa fé, como está em São Tiago 2, 17: “Assim também a fé, se não tiver obras, está morta em seu isolamento”.

As virgens prudentes levaram vasos com suas lâmpadas; mas as loucas ao pegarem as lâmpadas, não levaram azeite consigo. O Cônego Duarte Leopoldo escreve: “As virgens prudentes são, pois, as almas que tem a fé e também as obras de misericórdia, de caridade e de outras virtudes; as loucas, as pecadoras que crêem e não praticam, são os católicos do Credo e hereges dos Mandamentos”. O Cônego acrescenta: “Não basta crer para salvarmos a nossa alma, é ainda indispensável agir conforme os ensinos da fé, não de uma fé individual, como a quer e entende cada um, mas como a quer e entende Jesus Cristo e ensina a sua Igreja”.

As virgens loucas possuíam as lâmpadas da fé, mas não possuíam o óleo das boas obras  nem a chama da caridade.
Católico, cuidado com o vosso comportamento relaxado e preguiçoso, lembre-se de que tudo passa e que não basta a fé para se salvar, em São Tiago 2, 19 diz: “Tu acreditas que há um só Deus? Fazes bem; também os Demônios acreditam e, no entanto, estremecem”, e São Beda diz também: “Crer que Ele é Deus, também os Demônios creram. Mas crer tendendo para Deus, é próprio dos que amam a Deus, que não são cristãos só pelo nome, mas também pelas obras e pela vida. Por que sem amor a fé é inútil. Com amor, é a fé do cristão; sem amor, a fé do Demônio”.

Você deve ser uma virgem prudente, isto é, carregar sempre consigo a lâmpada da fé e também o óleo das boas obras, e assim esperará com confiança a vinda do Esposo Celeste, que é Jesus Cristo.

Infeliz do católico que joga o tempo fora, que serve o mundo ao invés de servir a Deus, esse é realmente louco, é uma virgem insensata.
O católico que está sempre preparado para a vinda do Esposo Celeste é sábio e prudente, esse sabe realmente o que é o melhor para a sua alma.

fonte: FilhosdaPaixão. org. br

Nenhum comentário: