quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O papel da mãe na educação (Parte 6) - Aos filhos: "deveres e normas morais e comportamentais"

- AOS FILHOS - 
DEVERES E NORMAS MORAIS E COMPORTAMENTAIS
Durante toda a infância, a mãe deve desenvolver a atitude correta em relação ao trabalho. O Dr. Rudolf Allers, um psicólogo católico pioneiro, escreveu que: “Os pais devem fazer com que a criança se familiarize cedo com a natureza do trabalho… A criança bem pequena pode guardar seus brinquedos… e pode-se facilmente ensinar a ela que esses pequenos deveres são seu trabalho”.


Adolescentes e pré-adolescentes são capazes de trabalhar e isso é bom para eles. Tarefas domésticas de meia hora a quarenta e cinco minutos de por dia não são algo razoável, mesmo se eles têm lição de casa ou a prática de esportes. Sua função materna é lembrar os adolescentes de suas atribuições, agradecer e elogiá-los pelos seus trabalhos concluídos, e avisá-los de consequentes privilégios perdidos se eles negligenciarem as suas funções. Essa punição deve normalmente provir do pai. 



Sendo uma criança tem dezoito ou dezenove anos de idade, ele ou ela deve saber como executar e operar todos os sistemas em uma casa moderna: máquina de lavar louça, máquina de lavar roupa e secador de cabelo, aspirador, fogão e forno, desentupir sanitário, mudar filtros de ar condicionado, fazer limpeza geral, dirigir um carro, verificar o óleo, aparar a grama, e assim por diante. Isso deve ser parte de uma progressão gradual de funções, por exemplo: dobrar as toalhas aos seis anos de idade, aspirar o tapete aos dez anos de idade, usar a máquina de lavar louça aos treze anos, e assim por diante. 


Alguns pratos quebrados ao longo dos anos valem bem a seu angústia materna, quando você percebe que os pratos (e as camisetas manchada de rosa saídas da lavagem misturadas com a roupa branca) foram sacrificados em sua missão de criar damas e cavalheiros maduros e auto-suficientes. Seu verdadeiro objetivo é levar as almas de volta para Deus, que temporariamente as confiou ao seu cuidado maternal.



Limites absolutos ainda existem. Existem normas morais e comportamentais em sua família que devem ser seguidas, não importa a idade da criança. A criança deve entender completamente aos quatorze anos que os limites morais vêm de Deus, não de seus pais. Aos dezesseis anos a criança precisa compreender que ela é um membro de sua comunidade, da Igreja militante, bem como de sua própria família. 
Os adolescentes precisam responder ao pai. Aos dezesseis anos eles têm muito menos respeito pela autoridade da mãe e não são motivados a agradá-la. A relação com a mãe muda; adolescentes acabarão por desenvolver mais respeito por ela à medida que crescem na idade adulta. Nesse meio tempo, o rapaz ou a moça adolescente deve construir um forte relacionamento com seu pai, participando em atividades com ele. O pai também deve apoiar a mãe e não tolerar qualquer desrespeito para com sua esposa. Seus comentários positivos sobre a mãe da família vão ajudar a manter um forte vínculo entre os filhos adolescentes e sua mãe.

(continua...)

Nenhum comentário: