quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Temporal causa estragos no Santuário de Fátima, mas a centenária azinheira junto da Capelinha das Aparições não sofreu qualquer dano.


Dezenas de árvores derrubadas, partidas ou arrancadas, muros quebrados, telhados levantados e acessos impedidos no Santuário de Fátima foram o resultado do forte temporal que se abateu esta madrugada e manhã na cidade de Fátima.

Felizmente sem vítimas a assinalar, os prejuízos foram sobretudo de ordem florestal, pelo desaparecimento de árvores de grande porte, e material, com telhados e muros destruídos e infraestruturas danificadas ou inutilizadas.

Os estragos registaram-se em todo o perímetro do Santuário de Fátima, nomeadamente na zona envolvente às Basílicas de Nossa Senhora do Rosário e da Santíssima Trindade, aqui com impedimentos de acesso à zona da Reconciliação, entretanto desobstruídos, e destruição parcial da escultura do pórtico de entrada “Venite Adoremus Dominum” (Vinde Adoremos o Senhor).


Também nos diversos parques do Santuário, em especial junto ao Centro Pastoral de Paulo VI, os ventos fortes e as chuvas intensas se fizeram notar, com o derrube ou a quebra de árvores. Todas as árvores defronte do edifício da Reitoria, no interior do Recinto do Santuário, foram arrancadas pelo vento. A centenária azinheira junto da Capelinha das Aparições não sofreu qualquer dano.
http://lh3.ggpht.com/_6TA0yX7EpmE/TI1WK9zCPuI/AAAAAAAABrc/nm5gkIAsWR4/azinheira%20grande_thumb%5B2%5D.jpg?imgmax=800

Ao acompanhar em permanência todos estes factos, a Administração do Santuário de Fátima acionou de imediato mecanismos em ordem à limpeza e desobstrução dos locais que maiores implicações têm no desenvolvimento das atividades normais do Santuário. Estes trabalhos têm decorrido durante todo o dia e prolongar-se-ão por várias semanas.

Lamentavelmente, a reposição do coberto florestal, tratando-se da perda de árvores de grande porte, demorará anos a refazer-se. A Administração do Santuário pretende, no entanto, avançar de imediato na procura das melhores e mais rápidas soluções.

O Santuário de Fátima agradece desde já a atenção e preocupação manifestadas por muitos peregrinos e benfeitores relativamente a estes acontecimentos, bem como as mensagens de solidariedade que recebeu.


Nenhum comentário: