domingo, 10 de novembro de 2013

Vamos perguntar ao diabo o que ele pensa sobre pecado, agora???


O Papa quer ouvir seu rebanho

Francisco protagoniza mais uma iniciativa inédita na Igreja Católica: elimina intermediários e envia questionário que pergunta aos fiéis o que eles pensam sobre casamento gay e casais em segunda união, entre outros temas

João Loes
Anotícia causou estranhamento até entre os mais experientes estudiosos da Igreja Católica. No início do mês, começaram a circular informações de que o Vaticano havia enviado às conferências episcopais de todo o mundo um questionário a ser respondido pelo maior número possível de fiéis. E o que começou como rumor logo se confirmou. Nas 38 perguntas do documento, todas focadas na família, estão questões que tratam de temas como a união entre pessoas do mesmo sexo, a vida de casais em segundo casamento, a coabitação antes do matrimônio e o uso de métodos contraceptivos, entre outros. Reunidas, as respostas serão remetidas à Roma para servirem de base para as discussões da Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos de 2014, em outubro, que terá como tema “Os desafios pastorais da família, no contexto da evangelização”. “O papa Francisco quer conhecer a realidade concreta das famílias – as que estão bem e as que estão mal”, disse dom Vicenzo Paglia, arcebispo italiano e presidente do Pontifício Conselho para a Família, durante viagem pelo Brasil, na semana passada.
chamada.jpg
VOX POPULI 
Francisco no meio da multidão, na Praça de São Pedro:
o papa não quer discussões teóricas, prefere ouvir os anseios
da comunidade católica, para aflição de muitos padres e bispos
Não é sempre que o Vaticano dá ouvidos, de maneira tão direta, aos seus fiéis. Segundo especialistas, desde a criação do Sínodo dos Bispos, no final do Concílio Vaticano II, em 1965, essa é a primeira vez que isso acontece. Em outras ocasiões, para saber o que pensavam os fiéis, a Igreja costumava contar com levantamentos feitos por padres e bispos, que invariavelmente filtravam a realidade, mesmo que inconscientemente. “Deve ter muito religioso assustado, não só com as perguntas do questionário, mas com o fato de que o papa espera ouvir os fiéis sem intermediários”, afirma Fernando Altemeyer, professor do departamento de teologia e ciências da religião da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Para Altemeyer, o questionário é importante por explicitar o que ele entende como uma grande mudança na forma de agir da Igreja. 
Até o fim do papado de Bento XVI, quando o Vaticano decidia fazer um comentário sobre a vida dos católicos, um intelectual, geralmente com profundo saber teológico e doutrinário, redigia um documento recheado de elucubrações teóricas e o apresentava à Santa Sé, que o avaliava, editava e, então, o submetia aos fiéis. Pouco importava se o conteúdo do que fora escrito estivesse em absoluta dissonância com a realidade da vida da comunidade. O papa, em sua infalibilidade (dogma promulgado no Concílio Vaticano I, 1869-1870), sabia o que era melhor para seu rebanho, mesmo conhecendo pouco dele. Com o anúncio do Censo de Francisco, esse modus operandi dá sinais de que pode estar mudando. “É a retomada de um método de trabalho consagrado no mesmo concílio que criou o Sínodo dos Bispos – o de primeiro ver, para depois julgar e só então agir”, diz Altemeyer. “Vivíamos um tempo em que só se julgava e agia.”
PAPA-02-IE-2295.jpg
FAMÍLIA
Católicas praticantes, Cristiana Serra e Juliana Luvizaro têm
muitas esperanças na igreja de Francisco, mais colegiada
e menos monárquica, para a comunidade gay
Era de se esperar que, para os católicos gays, por exemplo, a notícia de um questionário que parece querer ver e entender esse grupo antes de julgá-lo fosse recebida com alegria. Mas, ainda que comemorada, a inclusão de uniões entre parceiros do mesmo sexo como tema no questionário de Francisco é vista com cautela. “Nossa experiência com a igreja nos faz agir como gatos escaldados”, diz a psicóloga carioca Cristiana Serra, 38 anos, gay, católica e membro do grupo “Diversidade Católica”, que trabalha para dar subsídios teológicos que ajudem a conciliar homossexualidade e fé. Cristiana diz que vê, no interesse de Francisco em fazer uma igreja mais colegiada e menos monárquica, um caminho para mudanças positivas para a comunidade católica gay. Mas supor que a opinião dos fiéis terá força para mudar alguma coisa já é um pouco demais. Sua mulher, porém, parece mais otimista. “Sou apaixonada pelo papa Francisco”, diz a confeiteira carioca Juliana Luvizaro, 33 anos, há cinco casada com Cristiana. “Ele entende a força e a centralidade da mensagem de amor do Novo Testamento, além de aceitar que esse amor nem sempre se manifesta dentro das expectativas da sociedade”, diz.
IEpag64a66_Papas__ok-2.jpg
Quem também conta com o amor como grande aliado para enfrentar a dura realidade de viver uma vida conjugal irregular aos olhos da igreja são os casais em segunda união. Unidos pelo matrimônio, divorciados civilmente e, posteriormente, em nova união, eles ficam proibidos de receber qualquer sacramento, inclusive a penitência, ou confissão, e a eucaristia. No questionário de Francisco, nada menos que cinco perguntas são dedicadas à exploração da realidade de quem vive nessa condição. “Sofro por não poder receber os sacramentos, mas sigo a determinação da Igreja e fico feliz por respeitar a doutrina”, diz Cecília di Ciero de Oliveira, 54 anos, divorciada desde 2008 e hoje vivendo uma vida de casada com Roberto de Oliveira, 63 anos. Logo que se separou, Cecília se afastou da comunidade que frequentava, na cidade de Itu, interior do Estado de São Paulo, por causa das fofocas e da crueldade de parte dos leigos da paróquia. Hoje, porém, ela não só voltou à Igreja, como participa ativamente da comunidade. “É esse envolvimento completo, que vai além da frequência em missa, que aproxima o fiel de sua missão”, diz João Bosco Oliveira, 76 anos, autor de dez livros sobre a vida de casais nessa situa-ção e fundador da Pastoral de Casais em Segunda União, hoje com mais de três mil grupos espalhados pelo Brasil.
PAPA-03-IE-2295.jpg
"Não podemos falar que tudo é família.
Se tudo é família, nada é família"

Dom Vicenzo Paglia, arcebispo italiano e presidente do Pontifício Conselho 
para a Família, questionado sobre o batismo de filhos de casais gays
Não se sabe ao certo o que será feito com os resultados dessa extensa pesquisa. No longo texto que introduz o questionário, fala-se, em tom alarmante, da “crise social e espiritual” contemporânea e de “como são urgentes os desafios apresentados à evangelização pela situação atual”. Mas a agenda estabelecida pelo mesmo documento para discussão desses resultados não mostra tanta urgência. Segundo consta, no Sínodo de Bispos de 2014, os resultados da pesquisa serão apenas apresentados. Eventuais decisões no sentido de “procurar linhas de ação para a pastoral da pessoa humana e da família” ficarão para o Sínodo de 2015. “O sínodo tem força pastoral – ele não vem para mudar doutrina, porque isto não cabe a ele”, diz o padre Wladimir Porreca, assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “Mudanças no papel dos sacramentos também estão fora de questão”, afirma Porreca, que diz, ainda, não ser concebível elevar a união entre duas pessoas do mesmo sexo à condição de família. A afirmação faz eco a outra declaração de dom Vicenzo Paglia. “Não podemos falar que tudo é família. Se tudo é família, nada é família”, cravou. As coisas mudam lentamente na milenar instituição de Roma. Mas mudam. E ninguém discute que o censo de Francisco talvez seja um dos mais poderosos sinais de transformação desde que o argentino assumiu o trono de Pedro.
PAPA-04-IE-2295.jpg
PECADO
Cecília di Ciero de Oliveira e Roberto de Oliveira são um dos milhares
de casais católicos em segunda união que frequentam as paróquias
do País e são impedidos de comungar e confessar
Colaborou Débora Crivellaro


fonte: revista IstoÉ.com.br
************************************************************




Se vemos perguntas tendenciosas onde a maioria prefere a libertinagem e a mentalidade do pecado não existe - somente existe um "amor" arraigado ao prazer do se sentir bem - a conclusão é muito fácil de se chegar.

De um lado temos um estrategista com um plano muito bem traçado ( AA - 1025 ) mesmo antes dele se sentar na cadeira de Pedro.


E do outro a grande massa, dispersa pelas ondas revolucionistas modernistas e pela cultura hedonista, cuja única preocupação é a de que a Igreja se molde ao seu estilo de vida pecaminoso.

É como juntar a "fome com a vontade de comer".


Temos um pastor que não é pastor. E temos fiéis católicos que não são católicos.

Me lembro sempre da passagem da Sagrada Escritura onde a maioria foi atendida em seus mais desvarios desejos (bezerro de ouro) e do outro a minoria que ficou ao lado de Moisés.

Se a maioria preferirá o novo catecismo do falso papa...

que assumam todas as responsabilidades e as consequências dela: o salário do pecado é a morte.



 Êxodo 32,

3. Tiraram todos os brincos de ouro que tinham nas orelhas e trouxeram-nos a Aarão,

4. o qual, tomando-os em suas mãos, pôs o ouro em um molde e fez dele um bezerro de metal fundido. Então exclamaram: “Eis, ó Israel, o teu Deus que te tirou do Egito.”

5. Aarão, vendo isso, construiu um altar diante dele e exclamou: “Amanhã haverá uma festa em honra do Senhor.”

6. No dia seguinte pela manhã, ofereceram holocaustos e sacrifícios pacíficos. O povo assentou-se para comer e beber, e depois levantaram-se para se divertir.

7. O Senhor disse a Moisés: “Vai, desce, porque se corrompeu o povo que tiraste do Egito.

8. Desviaram-se depressa do caminho que lhes prescrevi; fizeram para si um bezerro de metal fundido, prostraram-se diante dele e ofereceram-lhe sacrifícios, dizendo: eis, ó Israel, o teu Deus que te tirou do Egito.

9. Vejo, continuou o Senhor, que esse povo tem a cabeça dura.

10. Deixa, pois, que se acenda minha cólera contra eles e os reduzirei a nada; mas de ti farei uma grande nação.”


Nenhum comentário: