segunda-feira, 18 de novembro de 2013

"Te colaram as mãos?"


No último dia 2 de novembro, o papa Francisco visitou o túmulo de São Pedro e seus sucessores, na cripta que está sob a Basílica homônima.
Ao chegar, esperavam-no dois coroinhas, um segurando o acéter com a água benta, que mais tarde o Papa usaria para aspergir os túmulos, e outro com suas mãos juntas, posição litúrgica correta que, como ressalta o locutor da RAI que publicou o vídeo abaixo, foi corretamente ensinada pelo cerimonial litúrgico pontifício.
Ao se aproximar dele, e após saudar a um dos coroinhas com um beijo, o Papa disse-lhe: “Te colaram as mãos? Separe-as, deixe-me ver”. 
E após separar as mãos do menino com as suas, continuou: “Ah, eu pensava que as tinham colado”.


O coroinha, após titubear por um seguro, voltou a juntá-las. Não é para menos, ele é um menino e se trata do Papa.

Este é um gesto sobre o qual os espanhóis dizem “isso canta muito“, que fala por si mesmo. Alguns dirão que mostra o carinho transbordante do Papa, mas outros verão nele um mau ensinamento para um coroinha que faz o que mandam as rubricas e a piedade.




Fonte: Página Católica (tradução Fratres in Unum)
*****

Lendo os comentários em alguns blogs na internet, alguns acham que foi apenas uma brincadeira, mas, a maioria fez críticas dizendo que não era hora e nem local de brincadeira. Alguns comentários demonstraram profunda indignação a atitude de Bergoglio. Colocamos alguns comentários (anônimos) aqui, uma forma de demonstrar também a indignação dos colaboradores do Blog Cruzada Católica:

- Parece que o Papa se reconhece apenas como Chefe de Estado do Vaticano. Não incentiva a devoção. Além de quebrar protocolos, tão caro aos católicos.
- Que brincadeira mais sem graça e anti-católica!!
- Brincadeira? Então o Papa está brincando com a gente, com as coisas sérias de Deus? Não foi Nossa Senhora quem disse em Fátima que os pastorzinhos tinham que rezar com as mãos juntas? Acha mesmo que Deus achou isso uma brincadeira logo na igreja, perto do túmulo de São Pedro que representa a Igreja? Então, você só me constatou uma coisa, o Papa está brincando com o catolicismo…
- Esta "brincadeira" não é brincadeira. É um gesto do Papa, que não gosta de ver uma criança de mãos dadas. É realmente deplorável. A reação do Papa é para chorar e não parar.
- Também o nosso querido Papa acredita que Nossa Senhora em suas inúmeras aparições tem as mãos coladas?
- Fui coordenador de acólitos em minha antiga paróquia, ensinei aos meninos, (já que na época consegui com o pároco que as moças fizessem parte de outra “pastoral”) o senso litúrgico e a postura do acólito que inclui as mãos postas e etc. Quando outros sacerdotes vinham na matriz nos chamavam de “romaninhos” e “rubricistas”. e que exagerávamos na postura litúrgica. Bom, vejo que isto se apresenta perfeitamente quanto o sacerdote não faz a mínima questão dos gestos e posições na liturgia, que de nada mais serve a não ser para expressar a piedade e transmitir o sagrado oficio que ali se presta. Sendo assim a brincadeira não foi só brincadeira não, tem algo a dizer!? Só nos resta deste enigma de Francisco descobrir o que…

Para finalizar, o último comentário ( de um padre) diz: Para mim o melhor comentário é a imagem de São Domingos Sávio!



 

Nenhum comentário: