quinta-feira, 25 de outubro de 2012

URUGUAI:Bom demais para ser verdade! Dom Bodeant volta atrás.


Mais uma traição a Jesus Cristo: Bispo volta atrás em sua declaração. 

Dom Heriberto Bodeant, 
secretário da Conferência Episcopal do Uruguai.
Dom Heriberto Bodeant, secretário da Conferência Episcopal do Uruguai.

Por ACI/EWTN Noticias | Tradução: Fratres in Unum.com – Montevidéo, 24/10/2012 - O Secretário Geral da Conferência Episcopal do Uruguai, Dom Heriberto Bodeant, esclareceu que “os legisladores católicos que votaram a lei que despenaliza o aborto não foram nem estão excomungados pela Igreja”.
Segundo informa o site do episcopado, o prelado fez este esclarecimento à Rádio Carve, onde disse “que a excomunhão cabe às pessoas católicas que têm uma atuação direta na realização de um aborto, o que não inclui os que votam uma lei que o favorece”.
Estas declarações se dão após a circulação de informações em vários meios, inclusive aqui no Blog CRUZADA CATÓLICA (http://fabiohsmoura.blogspot.com.br/2012/10/a-igreja-uruguaia-declara-excomunhao-de.html), como o artigo publicado em 18 de outubro no diário El Observador, segundo o qual, Dom Bodeant teria afirmado “que os legisladores que votaram nesta quarta-feira (17 de outubro) pela despenalização do aborto se separam das crenças da Igreja Católica, pelo que ficam excomungados”.
“A excomunhão automática é para quem colabora na execução de um aborto de maneira direta, e direto é que se realize este ato em concreto. (…) Se um católico vota (uma lei) com uma intenção manifesta de que lhe parece que a Igreja está errada nisso, o mesmo se afasta da comunhão da Igreja”, explicou o Secretário do Episcopado no jornal mencionado.

“Houve confusão”

Segundo o site da CEU (Conferência Episcopal do Uruguai), “a confusão foi gerada após uma entrevista televisiva concedida no dia seguinte à aprovação no Senado do projeto de lei que despenaliza o aborto, na qual o bispo foi consultado sobre o tema da excomunhão em termos gerais e não concretamente relacionado aos legisladores”.
“O bispo em momento algum da entrevista disse que os legisladores estavam excomungados, mas respondeu à pergunta genérica sobre a excomunhão em casos de aborto, fundamentando-se no direito canônico (cânon 1398) que estabelece que ‘Quem procura o aborto, se este se realiza, incorre em excomunhão latae sententiae‘”, acrescentou.

“Portanto, foi uma inferência errônea das palavras do bispo que deu lugar à afirmação: ‘Igreja excomungou os que votaram pela despenalização do aborto’, reproduzida imediatamente por vários meios de comunicação nacionais e internacionais”, concluiu o site do episcopado.
_________________________________________________________________________________

Nesse vídeo, Pe. Paulo Ricardo esclarece sobre o assunto ABORTO e EXCOMUNHÃO






Nenhum comentário: