quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Um seminarista se manifesta e denuncia o alarmante estado da PUCPR

Por Um Seminarista aluno da PUCPR
Manipulado: cartaz de divulgação de evento (à esquerda) retira as cruzes das ínfulas no brasão da PUCPR. À direita, o original, com as cruzes.

Manipulado: 
cartaz de divulgação de evento 
(à esquerda) retira as cruzes das ínfulas no brasão da PUCPR. 
À direita, o original, com as cruzes.



Não é de hoje que a PUCPR tem chamado a atenção da sociedade com seus desvios doutrinários. Quem não se lembra do Congresso de Teologia promovido pela instituição que contaria com a presença da ilustríssima senhora religiosa, Ivone Gebara, defensora do aborto?
Apesar das supostas repreensões que teria recebido naquela ocasião, a Universidade demonstra que nada aprendeu com aquele episódio, e continua caminhando pelas mesmas veredas tortuosas do vício relativista.
Os acontecimentos recentes demonstram, mais do que nunca, o desinteresse da instituição, Pontifícia e Católica, para com a Igreja e sua Doutrina.

Não é possível permanecer calado diante de tudo o que está acontecendo. O Católico que tem consciência de sua missão sente profundamente, e precisa manifestar-se, profeticamente. A situação mais recente é a seguinte:

Há um professor do Curso de Filosofia, Sr. Francisco Verardi Bocca, ateu declarado e militante do ateísmo freudiano. Nas aulas passadas, ocorreu um fato lamentável, que está gerando revolta por parte dos alunos, religiosos e leigos, da PUCPR. Este professor, em sala de aula, na turma do 3° ano, disse:

“A Eucaristía é um baseado, que o padre vai passando de mão em mão… É uma droga lícita…”

Isso é simplesmente blasfêmia! É inadmissível que um professor de uma Universidade Católica e Pontifícia diga isso abertamente em sala de aula e a instituição não faça nada. Tal fato foi denunciado à direção do curso, à reitoria e ao arcebispado, contudo, nenhuma atitude foi tomada.
Muitas outras são as piadas difamatórias e os comentários blasfemos, seja sobre Jesus Cristo, a Santíssima Virgem.
Com razão os alunos ficam indignados. E onde fica a coerência das palavras do Reitor com a realidade em sala de aula? E as orientações da Igreja, para que servem?

Onde fica a Ex Corde Ecclesiae? E o Código de Direito Canônico, que no Cân. 810 contundentemente afirma:

“A autoridade, que seja competente segundo os estatutos, tem o dever de providenciar para que nas universidades católicas sejam nomeados docentes que, além da idoneidade científica e pedagógica, se distingam pela integridade da doutrina e pela probidade de vida, de forma que, se faltarem estes requisitos, e observado o processo estabelecido nos estatutos, sejam removidos do cargo“.

É importante salientar que, como o curso de Filosofia é requisito para o sacerdócio, mais de 10 congregações religiosas confiam seus formandos a essa instituição. E sabem quais são os maiores grupos de estudos do Curso, que a Universidade financia? Sobre Nietzsche e Freud!
Prova disso é o Livro Ética: abordagens e perspectivas (Ed. Champagnat [editora oficial da PUCPR], publicado em 2010). E já está na 2ª edição. Este livro tem afirmações que simplesmente estão na contra-mão de todo discurso evangelizador da Universidade Católica. Em um dos trechos diz:
“Nesse paulatino avanço, os valores cultivados pela tradição cristã no Ocidente vão retirando uma conclusão após outra, até culminar no derradeiro juízo sobre si mesma, vale dizer, que seus valores se esvaziaram” (p. 100). Por essa razão, são suas últimas palavras, “precisamos, doravante, de novos valores” (p. 100).

Esse é o cenário da Pontifícia Universidade Católica do Paraná: fora dos trilhos. Enquanto uns tentam resgatar a identidade católica, e são perseguidos, outros (e com o apoio da Instituição), aumentam cada vez mais seu caráter ateu e niilista.

É preciso fazer algo. Não queremos denegrir a Universidade, mas sim resolver essas questões para o próprio bem da PUC. Queremos que haja mais coerência e fidelidade da instituição à Igreja. Não queremos prejudicá-la, pelo contrário, pois se quiséssemos, deixaríamos as coisas como estão, sem nos expor, pois os acontecimentos em si já estão prejudicando e minando a instituição. 
______________________________________________________

Veja alguns dos comentários postados referente a essa matéria. . (retirados de http://fratresinunum.com/2012/10/18/o-alarmante-estado-da-pucpr/).
Quanta tristeza, principalmente no último comentário, destacado:


José Carlos (18 outubro, 2012 às 10:52 am)
Estão enganados,pois desde o pós vatII que PUC não significa mais Pontifícia Universidade Católica, e sim na verdade Pontifícia Universidade Comunista!

jivepat  (18 outubro, 2012 às 10:56 am)
Meu marido foi professor de filosofia da PUC-PR e, com a graça de Deus, não está mais lá. É uma situação lastimável e insustentável para um católico. Há cerca de uns 10 ou 15 anos atrás, muitas congregações da Arquidiocese tiraram seus seminaristas da UFPR e os colocaram na PUC-PR acreditando ser esta uma opção mais “católica”. Ouvi isso de um superior na época. Ledo engano. Ali não se ensina. Se deforma.
Em Cristo,
Patricia Medina

Rafael   (18 outubro, 2012 às 11:09 am)
Nossos Bispos do Brasil são medrosos… Os Bispos do Paraná tem medo de cara feia de padres e leigos (exceto alguns). Tivemos esperança quando foi nomeado Dom Rafael p/ Ctba, lamentamos o trabalho dele… Nosso Arcebispo só viaja! Vive em avião e não pisa no chão do terrorismo que vive a nossa universidade. Lamentável! O desejo é desistir!!!!!

Pe. Ubirajara     (18 outubro, 2012 às 11:18 am)
Fui aluno da PUCPR, onde fiz Filosofia, no início da década de noventa. Já não era uma Instituição Católica e muitos dos meus professores eram verdadeiros detratores do catolicismo. Fui muito perseguido destes, como me recordo. Todos os cursos têm uma aula de Teologia: vergonhosas aulas, geralmente entregues a quem nada sabe da Fé verdadeira. Melhor que não existissem! Os Irmãos Maristas, que cuidam da PUCPR, simplesmente não dão a mínima para estas questões e só cuidam das coisas materiais e administrativas. Acho difícil que algo possa mudar sem que mude o sentido do que seja de verdade uma Universidade Católica no Brasil.

Marcio  (18 outubro, 2012 às 11:40 am)
E o diretor do curso de Teologia da PUCPR defendendo o PT, o Lula e a Dilma em 2010, dizendo que eles não eram a favor do aborto? 

Rodrigo R. (18 outubro, 2012 às 12:12 pm)
As puques são o que de mais baixo se faz em termos de apostasia, de heresias, são verdadeiros lixões ou ferro-velhos onde grassam as sucatas do Concílio, doutores e mestres que são de fato, mas em mentiras e enganações. Se tem bispo por aí que fica quietinho diante de tamanha agressão à Fé, certamente, é porque recebe $$$ o bastante para garantir seu conforto material.


Cesar    (18 outubro, 2012 às 12:26 pm)
Sou aluno da PUCPR, do curso de Licenciatura em Filosofia. Também sou seminarista e estou indignado com os fatos citados acima. Pontifícia e Católica foi há muito tempo atrás! São poucos os professores que professam e respeitam a Doutrina da Igreja. A omissão sempre está presente nessa instituição. As autoridades sejam dos Cursos ou eclesiásticas nunca tomam as devidas providencias. É possível disponibilizar na postagem os contados com a Mitra Arquidiocesana, Nunciatura Apostólica etc? Para que assim todos possam se manifestar contra os fatos citados na postagem.
Queremos uma verdadeira Pontifícia Universidade Católica do Paraná!
Em Cristo!

jpaulodemello  (18 outubro, 2012 às 1:04 pm)
Engraçado, alguns dias atrás líamos a matéria de um Bispo que dizia para os católicos não colocarem seus filhos e instituições de outras religiões. Agora, para onde irão esses alunos? Não temos, ou muito poucos, colégios, institutos, Universidades que tiveram origem Católica, mantido por associações, congregações Católicas, que realmente o SÃO. As poucas que tem, são perseguidas por serem da FSSPX, onde há o juramento antimodernista que foi banido das instituições Católicas. Senhores, realmente há algo de errado na barca de Pedro. Rezemos ao Mestre para que ele erga sua mão sobre esse mar tormentuoso e tudo se acalme. Mas fiquemos já atentos, que muitos já serão lançados fora dessa Barca.

Heitor Souza (18 outubro, 2012 às 1:05 pm)
A situação na UNICAP- Universidade Católica de PE, acredito que esteja pior. Tem um sacerdote lá, chamado Pe.Clóvis que, durante as missas celebradas por ele, durante a elevação da hóstia, ele não diz “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” e sim: “Eis, o moreno da Galiléia que tira o pecado do mundo”.
Ele é a favor da cultura Gay, etc.





Veja matéria completa em: 




Nenhum comentário: