sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Padre Carmelita abençoa "Rolezinho" X Gostaria de dizer

Frei Petrônio de Miranda, da Ordem do Carmo, do Convento do Carmo de São Paulo, concede Bênção ao chamado "rolezinho". Está mais do que na hora da população católica perguntar diretamente a esses clérigos: 

- Qual é o teu negócio? É Jesus Cristo ou é Karl Marx?
Artigo completo no Blog libertatum:




*****
Veja o contraste do artigo abaixo:

*****

Gostaria de dizer
Paulo Briguet é jornalista.
Publicado no blog Com o Perdão da Palavra.

Gostaria de dizer aos senhores que meu filho continuará brincando de mocinho e bandido, sendo os mocinhos agentes policiais, defensores da lei e da ordem, devidamente aparelhados com armas, algemas e camburões. Em nossas brincadeiras, bandidos seguirão sendo bandidos, e não vítimas da sociedade ou heróis revoltados com a burguesia. Ao final dos trabalhos, antes da nossa hora de escovar os dentes e dormir, todos os malvados serão conduzidos à prisão, onde vão pagar pelos crimes cometidos.

Gostaria de dizer aos senhores que em minha casa continuarei ouvindo Bach e Beethoven. Direi a meu filho que existe música boa e existe música ruim, sendo que Mozart e Schubert enquadram-se no primeiro caso, e rap e funk carioca enquadram-se no segundo. Quando ele aprender a ler, direi que Cecília Meireles e Fernando Pessoa escrevem bem, ao passo que pichadores de muro e poetas de passeata escrevem mal. Direi que o grafite psicodélico da esquina – como ele próprio observou, aos três anos de idade – é feio, enquanto uma tela de Caravaggio ou uma escultura de Aleijadinho são bonitas. (Descobri que meu filho tem um senso estético mais apurado que a maioria dos intelectuais de esquerda.)

Gostaria de dizer aos senhores que continuarei fazendo o sinal da cruz ao passar pela frente de uma igreja e rezando silenciosamente antes das refeições ou durante meus passeios matinais com o vira-lata Cisco. Da mesma maneira, continuarei indo às missas do meio-dia na Catedral de Londrina e lendo pelo menos um capítulo dos Evangelhos antes de dormir.

Gostaria de dizer aos senhores que meu filho ouvirá de mim todos os dias que falar a verdade é certo e mentir é errado. Aprenderá,
por força de repetição, que não se deve subtrair o que é dos outros; que um menino educado divide os seus brinquedos com os amiguinhos, mas nunca se apropria do brinquedo alheio sem a devida permissão; que existe uma coisa chamada propriedade privada e que ela merece respeito.
Gostaria de dizer aos senhores que meu filho aprenderá que existem três coisas chamadas verdade, bondade e beleza – e que elas estão profundamente interligadas. Que invadir o shopping gritando e cantando bobagens é uma atitude inadequada, estúpida, ridícula. Que não se deve perturbar a paz alheia. Que a companhia da família – em geral formada por pai, mãe e filhos – é sempre melhor do que qualquer bem material ou objeto de consumo.

Gostaria de dizer aos senhores que direi todos os dias ao meu filho que Deus existe, que Jesus Cristo é Seu Filho e que o amor é o caminho para a salvação eterna. E mais não digo porque não preciso.

Nenhum comentário: