quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Não haverá salvação para a sociedade e para família, se a mulher não voltar a ser verdadeiramente cristã!


A mãe cristã – recordando sua altíssima vocação

Mulher cristã, tu não nasceste para fazer obras mestras. As grandes obras da política, da guerra, da ciência, da literatura, da arte, não brotaram das tuas mãos, nem do teu engenho. Tudo isto é obra dos homens. Todavia, tu fizeste o que mais vale, formaste esses homens, não só porque os geraste com o teu sangue, mas também porque os modelaste com tua paciência e com teus encantos.
Esposa, Deus te criou para ajuda do homem. Casaste para auxiliar a teu esposo na grande obra de dar filhos a Deus, cidadãos à sociedade, fiéis à Igreja e eleitos ao céu.
Sê generosa com Deus; não lhe negues por egoísmo, por temor ao trabalho e à dor, os filhos que te quer dar. Eles serão tua coroa no céu.
Casaste para ajudar teu marido a salvar sua alma, sendo estímulo de sua religião e remédio de suas paixões. Ama-o e sê fiel a ele como a Igreja a Cristo; assiste-lhe com diligência e carinho como a teu companheiro inseparável e sustento de tua existência; obedece-lhe e respeita-o como a teu superior e cabeça; suporta-o com paciência; responde-lhe com mansidão, cala-te quando ele está enfadado; aconselha-o com prudência e sem cansá-lo; não lhe dês ocasião de ciumes com familiariades alheias. Respeita teus sogros, seus pais, como a teus pais; trata as tuas cunhadas, suas irmãs, como a tuas irmãs; promove a harmonia e união entre todos os de casa. Vive em paz com teus parentes e vizinhos.
Mãe, ajuda a teu marido na educação dos filhos. De ti depende, sobretudo, que teus filhos sejam bons cristãos, de ti, que estás sempre com eles; de ti, que és anjo da guarda deles, centro da vida deles, ímã de seus corações e que vales para eles mais que todos os mestres de escola. O que tu lhes ensinares não chegarão jamais olvidar.
Um grande político dizia certo dia: “Eu teria sido ateu se houvesse podido olvidar uma coisa: a recordação do tempo em que minha mãe tomava minhas mãozinhas com as suas e me fazia ajoelhar dizendo: Padre Nosso que estais nos céus.” Ensina-lhes a rezar, anima-os a frequentar os sacramentos, vigia suas companhias e diversões; tem sumo cuidado em que exista a devida separação entre filhos e filhas e pessoas de diferente sexo. Corrige-os com amor. Não os castigues com rancor.
Preocupa-te, sobretudo, com as tuas filhas: não dês asas à vaidade delas; obriga-as a aprender os labores de uma dona de casa; não tenhas tanta pressa em casá-las de maneira que não consideres a verdadeira vocação delas, fazendo-as infelizes nesta e na outra vida.
"Não haverá salvação para a sociedade e para família, se a mulher não voltar a  ser verdadeiramente cristã!"
Disse São Pio X: “Dai-me mães realmente cristãs e eu transformarei o mundo.”
****

Oração a Santa Mônica


Oh! esposa e mãe exemplar Santa Mônica! Vós provastes a alegria e a dificuldade da vida conjugal. Vós lograstes levar a fé a vosso esposo Patrício, homem de caráter difícil e libertino; vós derramastes tantas lágrimas e rogastes dia e noite pela salvação da alma de vosso filho Agostinho. Não abandonastes jamais vosso filho, nem sequer quando vos enganou e fugiu de vós. Intercedei por nós, grande modelo de esposa e mãe, para que a família que Deus me deu, e as famílias cristãs em geral, saibamos transmitir a fé e amar-nos sempre com amor sobrenatural. Santa Mônica, ajudai-nos a saber levar a nossos entes queridos na vida da graça, confortando-os nos momentos difíceis e consigamos da Santíssima Virgem, Mãe de Deus e nossa Mãe, poder chegar todos juntos à pátria eterna do céu. Amém.

Fonte: santamariadasvitorias.org



Nenhum comentário: