Limites
As crianças de dois e três anos de idade
precisam aprender limites. Elas estão começando a ter vontades fortes e elas
não conseguem controlá-las. A mãe deve ser firme e consistente. “Não” significa
não, independentemente do drama do temperamento birrento da criança. O papel do
pai é muito importante ao prover esta firmeza, tanto por sua própria firmeza
quanto por apoiar a sua esposa.
A TV
Um componente muito crítico do
desenvolvimento saudável da infância precoce é eliminar a televisão. Numerosos
estudos mostram os efeitos negativos de se assistir TV. Ambos os programas de
televisão “bons” e “ruins” contribuem para a falta de foco de uma criança
porque as cenas mudam a cada trinta segundos. Em um artigo escrito para a
revista The Latin Mass, foi mencionado um estudo demonstrando que a “TV
diminuiu de intensidade as brincadeiras e cortou pela metade a quantidade de
tempo que as crianças se concentram em um brinquedo dado”. Este estudo foi
feito com a TV ligada no plano de fundo, não com um programa de TV que as
crianças estivessem realmente assistindo.
No primeiro ou segundo ano a criança
aprende a ler. Isso abre um mundo novo para ela. O papel da mãe muda da função
de ensino baseada na ação direta no pré-escolar, para a aprendizagem
supervisionada de livros na escola primária. Crianças católicas que
dificilmente assistem TV vão naturalmente se tornar leitoras vorazes. Elas
também precisam de jogos de tabuleiro e atividades divertidas.
O Vídeogame
Em vez de ficar horas e horas jogando vídeo game, a criança deveria ter um
retrato fiel da realidade. Um desenho não-violento ocasional sem comerciais
(como os antigos desenhos do Ursinho Pooh) é melhor do que um jogo de vídeo
interativo. Elas aprendem mais do videogame, mas isso é parte do problema. Elas
anseiam por aprender, e isso leva a aumentar o tempo no computador gradualmente
ao longo dos anos, o que leva ao uso da Internet, ao pensamento moderno, e a
pornografia na sua bela família católica.
Mas, é quase impossível hoje a criança não
pedir aos pais um vídeo game. Tirado de um Blog que fala sobre psicologia
infantil um trecho de uma matéria falando a esse respeito:
"É fato de acordo comum
que as tecnologias hoje, ganham em disparada a atenção das crianças, em relação
as brincadeiras e diversões de rua. Isto não podemos negar de forma alguma.
Também não podemos negar que os jogos de vídeo game, são em um certo ponto,
benéficos para o desenvolvimento cognitivo de nossas crianças. Principalmente,
se considerarmos o desenvolvimento de funções importantes do cérebro para a
vida tanto intelectual quanto prática, como o raciocínio lógico, a estratégia,
a tomada decisão, a atenção, a memória, por exemplo.
A questão principal, em meu ponto de
vista, não é jogar ou não vídeo game, mas qual é a relação das crianças com
este instrumento, e como os pais administram esta relação.
Portanto, o importante é que possamos
utilizar da melhor forma possível este que pode ser um aliado na educação e
desenvolvimento das crianças.
Então, para recaptular, as dicas mais
importantes são:
• Ficar atento aos tipos de jogos que os
filhos podem estar utilizando;
• Administrar os dias e tempo de jogo
para não atrapalhar as tarefas escolares;
• Não descuidar do quanto os jogos
eletrônicos podem estar privando seu filho de outras vivências e
relacionamentos importantes.
Seguindo estas instruções quem sabe você
possa ficar mais tranqüilo com relação a este assunto e até se divertir com seu
filho, fazendo deste um momento que pode ser muito prazeiroso e importante para
o relacionamento familiar!!"
(continua...)
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