segunda-feira, 10 de junho de 2013

Milhares de porcos mortos boiam em rio que fornece "água potável" a Xangai e governo finge não saber por quê

(Atualizado 15 de abril pelo Blog Pesadelo Chinês: de 6.000 animais mortos para 13.000)
Milhares de carcaças podres boiam em rio que fornece "agua potável" a Xangai

Mais de 13.000 porcos mortos foram retirados nos últimos dias do rio Huangpu, a principal fonte de água potável da metrópole chinesa de Xangai, com mais de 20 milhões de habitantes e o maior centro comercial e financeiro da China. Outras cidades vizinhas também sofrem com o problema.
Mas ninguém sabia – ou se sentia encorajado a – explicar ao certo de onde as carcaças em decomposição provinham, por que os porcos haviam morrido, nem quem os tinha jogado nesse rio, noticiaram o jornal francês “Le Figaro” e o português “O Público”
A população está assustada com o que pode sair da torneira, uma vez que água para consumo humano é captada no referido rio. As autoridades reforçaram a frequência das análises e garantem que não foi detectado até agora qualquer problema de poluição.


A população de Xangai recebe informações contraditórias: o governo garante que não há problema de poluição, mas recomenda não usar água da torneira na cozinha.

As autoridades sanitárias afirmam que os vírus encontrados nas carcaças não são transmissíveis ao homem.

Mas a multiplicação dos escândalos alimentares e as crises de poluição e intoxicação coletivas incitam a população a ficar descrente e com os nervos beirando a histeria.

Governo não sabe nada, mas xangaineses
ironizam que pela torneira sai 'caldo de porco'
Fonte: “O Público”


Veja também: 
400 toneladas de peixes morreram em viveiros na China

Nenhum comentário: