quinta-feira, 5 de novembro de 2015

O que não me contaram sobre castidade e modéstia (Cap.7): Roupas não importam, apenas o interior?

Geralmente essa é uma frase dita por muitas pessoas, a maioria delas sem nenhum conhecimento do assunto! Simplesmente "acharam" demais da conta! Ou seja, algo chamado "achologia" ... "Eu acho que..." "Minha opinião é que..."... e etc.




Lamentavelmente ouvimos isso de pessoas que desconhecem totalmente a doutrina e a moral católica, bem como escritos dos grandes santos, papas e cardeais sobre o assunto. 


Deixamos claro desde o princípio que o chavão "Só o interior importa" nunca foi dito por nenhum santo, não existe em nenhum documento católico! Porque é opinião sem conhecimento. Agora queremos aqui neste artigo mostrar realmente o que a Igreja tem a nos ensinar sobre isso. Sim, grandes santos escreveram sobre o exterior, sobre a modéstia, mas seus escritos são justamente o oposto do título desse artigo.




Quando estudamos a moral da Igreja esta visão muda completamente! Um sacerdote que é fiel a doutrina da Igreja e fala in persona christi, estuda a moral católica muito mais que qualquer um. E nenhum leigo tem autoridade para dizer "não concordo", é o mesmo que analfabeto ir dizer a Albert Einstein "não concordo com sua teoria". 


Se pesquisarmos o que os santos e Papas dizem a respeito das vestimentas NUNCA encontraremos nenhum escrito dizendo"somente o interior importa, roupas não são importantes, só o amor" e etc. Isso nunca existiu em nenhum escrito, documento católico ou de algum santo, sequer beato ou venerável. Muito pelo contrário, temos muitos escritos deles que falam justamente O OPOSTO. Como por exemplo, o Venerável Papa Pio XII, ele diz:
“Enquanto a modéstia não for colocada em prática, a sociedade vai continuar a degradar. A sociedade revela o que é pelas roupas que veste.” 


Também Santo Afonso de Ligório afirma que SIM o exterior é sim importante, e mais ainda, o exterior é o REFLEXO do nosso interior:


"Só Deus vê o nosso coração; os homens
vêem apenas nossas obras externas e, ou se edificam, ou se escandalizam com elas. "Pelo rosto se conhece o homem", diz a Escritura (Ecli 19, 26), isto é, pelo exterior se depreende o que é o homem interiormente. Todo cristão, por isso, deve ser o que era São João Batista, conforme as palavras do Salvador (Jo 5, 35): "Uma lâmpada que arde e ilumina". Interiormente deve arder em amor divino; exteriormente, alumiar, pela modéstia, a todos os que o vêem" (Escola da Perfeição Cristã - S. Afonso de Ligório). 


Pois bem, aí ele deixa claro que sim, o exterior é sumamente importante, porque os homens só veem o exterior. E através disso podem se escandalizar ou se edificar, só Deus vê o interior!! Os homens não! 


A própria bíblia desmente esse papo de que "só o interior importa":


“A Veste do corpo, o riso dos dentes e o andar do homem, dão a conhecer o que ele é”.Eclesiástico XIX, 27


"Dão a conhecer o que ele é" as sagradas escrituras automaticamente querem dizer que nosso interior depende de como nos vestimos. É exatamente o que disse o Cardeal Siri, a respeito do uso de calças pelas mulheres, o dito cardeal que tanto lutou contra a masculinização da mulher anos atrás. 


A própria bíblia diz que é abominável a mulher vestir roupas de homens e vice versa. Ora, se essa frase de que "só o interior importa" fosse verídica, nas escrituras estaria escrito algo semelhante "só o interior importa, cultivem o interior, as roupas não são importantes e etc". Mas pelo contrário, a bíblia dá regras concretas sobre vestimentas:


"A mulher não se vestirá de homem, nem o homem se vestirá de mulher: aquele que o fizer será abominável diante do Senhor seu Deus." Deuteronômio XXII, 5


E também o doutor Angélico, Grande São Tomás de Aquino, na Suma Teológica diz o mesmo:


“O vestuário externo deve ser consistente com o estado da pessoa, segundo o costume geral. Por isso, é em si pecaminoso para uma mulher vestir roupas de homem, ou vice-versa, especialmente se isso for causa de prazer sensual, e é expressamente proibido pela Lei (Dt 22)… No entanto isso pode ser feito às vezes por conta de alguma necessidade, seja para se esconder dos inimigos, ou por falta de outras roupas, ou por algum outro motivo.” (Summa Theologiae II, II, questão 169, artigo 2, a resposta à objeção 3).


Depois de tantos escritos magníficos de Papas e doutores, espero ter conseguido esclarecer esta questão.

Fonte:

Veja também:
O que não me contaram sobre a castidade e modéstia:Introdução, Capítulo 1, Capítulo 2 , Capítulo 3 , Capítulo 4Capítulo 5, Capítulo 6

Nenhum comentário: