sábado, 7 de dezembro de 2013

Papa Francisco escreve Carta Privada para gays católicos



Carta pessoal, seria um brecha para a mudança ou o início da reforma doutrinal?

Papa Francisco escreveu uma resposta pessoal a uma carta que lhe foi enviada em junho por um grupo de gays e lésbicas católicos italianos, relata The Tablet, que se apresenta como "a notícia semanal católica internacional".

Italiano grupo católico LGBT Kairos de Florença escreveu uma carta ao papa, em junho, pedindo "abertura e diálogo", e observando que a falta de tal "sempre alimenta a homofobia", segundo o jornal.Enquanto Kairos e outros grupos de LGBT católicos têm escrito para papas anteriores, a resposta de Francisco marca a primeira vez que o líder da Igreja Católica respondeu formalmente.

O grupo se recusou a revelar o conteúdo de sua carta original ou da resposta do Papa Francisco, mas confirmou que o papa emitiu sua bênção para Kairos e seus membros. Kairos também recebeu uma carta do secretariado do de Estado do Vaticano, o que teria dito o papa Francisco "gostei muito" a letra e a forma como ele foi escrito, segundo o The Tablet.

Papa Francisco continua a fazer manchetes por declarações que parecem mais tolerantes e aceitar as pessoas LGBT do que os de seus antecessores, embora(ou ainda?) tenha havido nenhuma mudança na doutrina católica oficial condenando os atos homossexuais e opondo-se a igualdade do casamento. 


Em setembro, disse Francisco à igreja não deveria "interferir espiritualmente" com as vidas das pessoas LGBT em uma ampla entrevista na qual ele também disse que a Igreja não pode se concentrar apenas na oposição ao aborto, contracepção e igualdade no casamento. Um mês antes , o papa disse a um grupo de repórteres que ele não julgaria padres gays, perguntando: 

"Se alguém é gay e busca o Senhor com boa vontade, quem sou eu para julgar?"

fonte: http://www.advocate.com/politics/religion/2013/10/10/pope-francis-writes-private-letter-gay-catholics



________________________________________________
Embora ainda não conseguimos ver o papa Francisco implementar quaisquer reformas concretas, os sinais iniciais são boas. Após o envio de católicos do mundo um questionário buscando as suas opiniões sobre a vida moderna, é claro que Francisco está preparando o terreno para a ação. É realmente emocionante vê-lo tentar se envolver com a vida moderna. Sua visão para afrouxar o aperto de dogma marca um forte contraste seus antecessores, João Paulo II.

fonte: http://www.theguardian.com/commentisfree/2013/nov/27/pope-francis-reformer-gay-people-catholic-church
Traduções: Google.

______________________________________________________


Repararam, leitores? Há muito tempo um papa não chamava tanto a atenção da imprensa mundial e não recebia tantos elogios, muito especialmente daqueles, vejam que curioso!, que odeiam a Igreja Católica — e, de maneira mais genérica, o cristianismo. “Se até o papa está dizendo que a Igreja é essa porcaria, então deve ser mesmo verdade; eu sempre soube!”


Ai daquele que alimentar a vaidade de despertar a simpatia de quem o detesta!


Não gosto, e já deixei isso claro aqui, dos primeiros passos de Francisco. Fazer o quê? Chega a hora em que é preciso discordar até do papa. Então que seja. Considerei, e não mudei de ideia, um tanto atrapalhada a sua entrevista à revista jesuíta La Civiltà Cattolica. Ainda que não tenha dito a barbaridade que lhe atribuíram sobre o aborto (escrevi um post sobre a mentira), a fala não foi clara o bastante. Do pastor máximo da Igreja Católica, espera-se, como queria Paulo, que flauta soe como flauta, e cítara, como cítara.


[...]


As primeiras afirmações de Francisco estão gerando mais calor do que luz. E, como não poderia deixar de ser, têm despertado a simpatia dos que o veem não como um reformador que vai fortalecer a Igreja Católica, mas como um crítico que, finalmente, pode desestruturá-la.

Fonte: Blog Reinaldo Azevedo - Revista Veja



Se lembram desse artigo sobre as reais intenções do papa Francisco?
17 - setembro - 2013:
http://fabiohsmoura.blogspot.com.br/2013/09/mais-uma-aberracao-quer-dizer.html

A coisa está mais rápida do que os nossos olhos conseguem alcançar!


JESUS volta logo, porque só o seu pequeno rebanho de conservadores estão enxergando o falso profeta.

Nenhum comentário: