segunda-feira, 1 de abril de 2013

Mulheres fazendo papel de apóstolos na celebração de Lava pés


 O Papa Francisco lava pé de detento nesta quinta-feira (28) em Roma (Foto: AFP)

 Duas moças estavam entre as 12 pessoas que tiveram os pés lavados e beijados pelo Papa Francisco numa tradicional cerimônia da Quinta-Feira Santa, realizada num centro de detenção de menores infratores nos arredores de Roma. É a primeira vez que um Papa inclui mulheres no rito.
A Missa de Lava-Pés evoca um gesto de humildade de Jesus com seus apóstolos na véspera da crucificação. Um porta-voz do Vaticano disse ainda que das 12 pessoas que tiveram os pés lavados, 2 eram internos muçulmanos do centro de detenção, chamado Casal del Marmo.

O local da celebração também marca outro ineditismo por parte do novo Papa. Desde que há registros, a Missa de Lava-Pés sempre foi celebrada pelos Papas nas basílicas de São Pedro ou São João de Latrão. Francisco disse que escolheu o reformatório juvenil porque desejava estar perto dos sofredores.

Na época em que era arcebispo de Buenos Aires, o argentino Jorge Bergoglio – agora Papa Francisco – já havia incluído mulheres na celebração do Lava-Pés.

Em uma homilia breve e improvisada disse:
(...) Cada celebração dentro de nossa Igreja é mais que uma recordação, é uma vivência novamente da vida de Jesus. Sendo assim, fica para nós a pergunta: “Quantos dos apóstolos eram mulheres?!”

Fonte: G1  (matéria completa aqui)
__________________________________________________________________________________
 "Que pergunta absurda!"  Veja:

JOÃO 13

1. Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a sua hora de passar deste mundo ao Pai, como amasse os seus que estavam no mundo, até o extremo os amou.
2. Durante a ceia, - quando o demônio já tinha lançado no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de traí-lo -,
3. sabendo Jesus que o Pai tudo lhe dera nas mãos, e que saíra de Deus e para Deus voltava,
4. levantou-se da mesa, depôs as suas vestes e, pegando duma toalha, cingiu-se com ela.
5. Em seguida, deitou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha com que estava cingido.


 

Nenhum comentário: