sábado, 26 de janeiro de 2013

A pobreza no Brasil e o índice de Gini


"O pobre, não é pobre porque que quer. ele é pobre por falta de oportunidade."





# índice GINI[2]: esse índice varia de 0 a 1, sendo que zero corresponde à igualdade perfeita e 1 à máxima desigualdade. Observa-se no quadro comparado entre os países que o Brasil e a África do Sul possuem índices mais próximos, o que salienta a condição, antes comentada, de que ambos os países encontram-se entre os piores do mundo no quesito distribuição eqüitativa de renda e o Brasil, diante de seu quadro econômico, ainda tem seu caráter desigual ainda mais acentuado que a África do Sul. 

Já quanto a Índia, observa-se uma maior distribuição de renda no país e, comparativamente ao Brasil e África do Sul, um maior grau de igualdade. É interessante ressaltar, ainda, que os três países encontram-se em contínuo amadurecimento de suas instituições democráticas. A Índia com maior experiência de continuidade democrática, enquanto o Brasil e a África do Sul, estranhamente exercendo uma relação esquizofrênica entre autocracia e democracia ao longo do século XX, ainda encontram-se em vias de fortalecimento de suas instituições, contexto que, invariavelmente, reflete numa maior ou menor distribuição de renda nos países;







Os que pensam que "pobre" é vagabundo e não gosta de trabalhar, sentirão na pele quando JESUS voltar; que a pobreza maior é estar afastado eternamente de DEUS.

http://www.ceifadores.com.br/novo/ultimas-mensagem/index-mensagens/indexmensagem240113.html

Nenhum comentário: