sexta-feira, 5 de julho de 2013

Mês de agosto de 2012: Em Marabá - PA, Bebê nasceu medindo 29 cm, pesando 465g, sobreviveu por oito dias e foi considerado um milagre pelos médicos


Um bebê pesando até 500g e com até 22 semanas é considerado abortamento pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Este bebê, nasceu  medindo 29 cm e pesando 465g e resistiu muito bem essa prematuridade extrema. Segundo o Dr.Francisco Alves: é um MILAGRE!
Bebê prematuro precisa de UTI. Hospital Regional diz que não há vaga

Veja a reportagem:

Um bebê de apenas 465 gramas, que nasceu na quarta-feira, 08 de agosto de 2012, no Hospital Materno Infantil de Marabá, e que esperou 4 dias para ser transferido para Unidade de Tratamento Intensivo, UTI, morreu na tarde de quinta-feira, 16 de agosto de 2012. Apesar dos médicos terem disponibilizado uma vaga na UTI neonatal, o bebê não resistiu e veio a óbito.  “Ele Estava pedindo para viver desde o primeiro minuto”. Lamentou   a médica intensivista do Hospital Materno Infantil (HMI) Valéria Caselli Ferreira. Embora reconheça que o Hospital Regional seja sempre um parceiro para receber prematuros em situação de alto risco de vida, a médica Valéria observa que os leitos de UTI Neonatal no HR estão sempre lotados. A mãe, Aline Lima Rocha, de 22 anos, chegou à terceira gravidez em situação parecida com as duas anteriores, onde sofreu aborto espontâneo. Agora, aos cinco meses de gravidez, ela passou 12 dias internadas no Materno Infantil, onde foi submetida a uma cerclagem para tentar segurar o bebê por mais tempo possível no útero. Todavia, como estavam perdendo muito líquido, o parto precisou ser feito no dia 08.

Segundo a intensivista Valéria Caselli, a literatura orienta que em casos de parto na 23ª semana de gestação, não se deve tentar ressuscitar o bebê, que já nasce praticamente sem chances de viver. “Mas ele apertou meu dedo e chorou, como que pedindo para viver. ”, disse, explicando que mesmo assim, casos como o dele dificilmente alcançam 24 horas de vida. As dimensões do bebê, que veio ao mundo através de parto normal, impressionam. Além de pesar apenas 465 gramas, ele media 29 centímetros, sendo 24 de centímetro cefálico.

Desde que nasceu o bebê de Aline Lima foi encaminhado para a UCI (Unidade de Cuidados Intermediários), onde foi submetido à ventilação mecânica e fez uso de drogas vasoativas. No sábado, 11, finalmente ele foi transferido para uma UTI neonatal, no Hospital Regional do Sudeste, em Marabá,  onde passou a receber  cuidados intensivos.  A médica conta que a equipe fez de tudo para salvar a vida do prematuro. Depois que foi liberado do Hospital, o corpo do bebê foi sepultado em um cemitério de Marabá.
Fonte: evandrocorrea

________________________________________________________________________

Alguns tentam justificar o aborto, defendendo que o fruto da concepção, pelo menos até um certo número de dias, não pode ainda ser considerado uma vida humana pessoal. Na realidade, porém, “a partir do momento em que o óvulo é fecundado, inaugura-se uma nova vida que não é a do pai nem a da mãe, mas sim a de um novo ser humano que se desenvolve por conta própria. Nunca mais se tornaria humana, se não o fosse já desde então. A esta evidência de sempre (…) a ciência genética moderna fornece preciosas confirmações. Demonstrou que, desde o primeiro instante, se encontra fixado o programa daquilo que será este ser vivo: uma pessoa, esta pessoa individual, com as suas notas características já bem determinadas. Desde a fecundação, tem início a aventura de uma vida humana, cujas grandes capacidades, já presentes cada uma delas, apenas exigem tempo para se organizar e encontrar prontas a agir”. Não podendo a presença de uma alma espiritual ser assinalada através da observação de qualquer dado experimental, são as próprias conclusões da ciência sobre o embrião humano a fornecer “uma indicação valiosa para discernir racionalmente uma presença pessoal já a partir desta primeira aparição de uma vida humana: como poderia um indivíduo humano não ser uma pessoa humana?”. (Trecho do Documento encíclico ‘Evangelium Vitae’ escrito pelo papa João Paulo II)

Nenhum comentário: