sexta-feira, 24 de maio de 2013

OPERAÇÃO SORRISO: NO MEIO DA MULTIDÃO, HÁ SEMPRE UM ANJO COMO A ENFERMEIRA SÍLVIA NATCH

OSB
Preparando criança para cirurgia com Benjamin, anestesista, em Cagayan de Oro, Filipinas.

Há seis anos a enfermeira Sílvia Natch começou a dividir o trabalho de salvar vítimas socorridas no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Grande Natal com uma causa mundial. Voluntária da Operação Sorriso, Organização Não Governamental norte-americana dedicada à causa das crianças com deformidades faciais, A enfermeira ajuda pacientes a conseguir cirurgias de reconstrução facial por todo o mundo.
De acordo com a enfermeira, a cada três minutos nasce uma criança com deformidade facial no mundo. Normalmente elas não chegam ao primeiro ano de vida.
No aguardo da próxima missão, no Paraguai, a enfermeira já foi a diversos países como Filipinas, Indonésia, entre outros. Mas foi no Brasil que uma missão lhe marcou. 
“Em Santarém, no Pará, existe uma tribo de índios com grande incidência de deformidade facial. Antigamente os índios enterravam as crianças vivas por considerá-las impuras”, relata Sílvia. Após a ida da Operação Sorriso à tribo, Sílvia ressalta que muitas crianças foram recuperadas e reincluídas na aldeia.
Mesmo com o currículo de países visitados, Sílvia ainda guarda um desejo. “Trabalhar na África. Já estou inscrito em uma missão para o Quênia”, revela.
Sílvia recebeu prêmio internacional por serviços humanitários. A enfermeira foi eleita entre os mais de 14 mil voluntários dos 60 países onde a organização atua. A cerimônia aconteceu no estado da Virgínia, Estados Unidos. Apesar de não poder comparecer, a enfermeira enviou uma declaração para ser lida na cerimônia.

Veja o vídeo promocional da Operação Sorriso:

Fontes: G1 e Operação Sorriso

Nenhum comentário: