Cadastro deverá ser feito inicialmente pela internet, com base no número
do CPF.
O Bilhete Único Mensal, promessa de campanha de Fernando Haddad (PT),
deve ser implantado no segundo semestre. O cadastramento dos interessados
começa em abril.
O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, afirmou que a ideia
é implantar o sistema em ônibus, metrô e trens da CPTM na mesma data, mas isso
ainda está em negociação com o Estado.O cadastramento, disse ele, é para tentar
evitar fraudes, já que o novo bilhete vai permitir usar o sistema um número ilimitado
de vezes pagando apenas uma tarifa.
O bilhete atual já foi alvo de golpes, como o "janelinha", que
causou à prefeitura perdas R$ 200 milhões por ano. O usuário pagava uma tarifa
mais baixa ao fraudador, que lhe entregava o bilhete e o recebia de volta pela
janela do ônibus.
Para evitar problemas do tipo, será utilizado um sistema
biométrico, pelo qual o passageiro terá de marcar sua digital no momento de
passar o cartão pela catraca.
A nova tecnologia vai exigir a mudança dos validadores do bilhete nos
ônibus.Por isso, disse Tatto, o sistema só pode entrar em vigor no segundo
semestre, após a licitação para a escolha das novas empresas que irão operar no
transporte coletivo.As viações terão de comprar novos validadores que permitam
o uso do sistema biométrico.O custo da troca dos equipamentos estará embutido
nos novos contratos.
Numa primeira etapa, apenas os usuários do Bilhete Único Mensal -e suas
variações semanal e diária- terão de se cadastrar. Mas a ideia, no futuro, é
que todos os usuários tenham cadastro para que o bilhete possa ser usado para
outros fins.
"Queremos expandir o Bilhete Único, por exemplo, para a Zona Azul e
aluguel de bicicletas", afirmou Tatto.Ele também disse que pretende fazer
convênio com bancos, para que o usuário possa comprar crédito direto, sem
necessidade de recarga em estações, como hoje.Os próprios celulares poderão ser
usados como Bilhete Único, disse o secretário. Mas isso levará mais tempo.
A implantação do Bilhete Único Mensal deve custar R$ 400 milhões por ano
à prefeitura com o subsídio do novo sistema. Inicialmente, o usuário deverá
pagar R$ 140 para poder usar os ônibus municipais quantas vezes quiser durante
um mês. Tatto disse que, para usar ônibus, metrô e trens, a tarifa pode ser de
R$ 280 -o valor ainda não está definido.
Fonte: Folha
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