11/02/2013 | 11:05 | Dinheiro Vivo
O Papa Bento XVI anunciou hoje que se prepara para abdicar do cargo a 28 de fevereiro por "falta de forças", avança o jornal italiano Corriere della Sera. É o primeiro Papa a renunciar ao cargo nos últimos 600 anos e o 5º da história da igreja Católica.
A notícia foi avançada pela agência italiana Ansa mas o anúncio foi feito pelo próprio Papa, em latim, e durante uma canonização. A decisão foi considerada "um relâmpado num céu azul" pelo Cardeal Angelo Sodano, decano do Colégio de Cardeais.
Segundo o porta-voz do Vaticano, a decisão de Bento XVI vai produzir-se a partir do final deste mês.
Bento XVI é Papa desde abril de 2005 e sucedeu a João Paulo II. Foi eleito o 265º Papa com 78 anos.
O último Papa a resignar foi Gregório XII, em 1415. Bento XVI será o quinto Papa a abdicar do cargo, aos 85 anos. De acordo com a declaração do Papa, as razões que o levam a resignar estão relacionadas com a saúde e o vigor físico de Bento XVI. O Papa tem problemas de hipertensão e um histórico médico de doenças cardiovasculares: fora esses problemas que levaram ao desmaio em 2009, durante as férias em Valle de Aosta. Ratzinger segue uma dieta rigorosa e não pode viajar para altitudes superiores a dois mil metros.
Nos últimos meses e, devido aos problemas de saúde, Ratzinger diminuiu os compromissos públicos e as viagens. Já em 2010, numa entrevista ao jornalista alemão Peter Seewald, Bento XVI dizia:
"Quando um Papa alcança a clara consciência de que já não é física, mental e espiritualmente capaz de levar a cabo o seu cargo, então tem em algumas circunstâncias o direito e, até o dever, de se demitir."
Nenhum comentário:
Postar um comentário