quinta-feira, 18 de abril de 2013

Bispos discutem ecumenismo e diálogo inter-religioso


Desde o dia 10 de abril, os bispos do Brasil refletem o tema ‘Comunidade de comunidades: Uma nova paróquia’.

Um trecho da coletiva de imprensa  atualizado TER, 16 DE ABRIL DE 2013 às 16:48 no site da CNBB:




Dom Francisco Biasin, bispo de Barra do Pirai-Volta Redonda (RJ) falou sobre o diálogo inter-religioso e sobre o ecumenismo, ressaltando que o pluralismo religioso dos tempos atuais é um dos maiores desafios da Igreja. “Entendemos que o caminho de ecumenismo será ainda mais bonito na medida em que cada Igreja apresente o melhor de si, expressando a riqueza e a variedade a qual representa”, afirmou.
Citou também que a eleição do Papa Francisco foi um dos sinais da primavera que a Igreja precisa e espera. “A eleição do Papa Francisco despertou algo bom nas Igrejas diante do ecumenismo e no diálogo inter-religioso”, concluiu.
______________________________________________________
A Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB realizou nesta terça-feira, 16 de abril, durante a 51ª Assembleia Geral, em Aparecida (SP) a apresentação de seu relatório de atividades.
No final dos trabalhos de hoje, um culto ecumênico foi realizado no plenário, reunindo outros líderes de igrejas cristãs.

Para dom Francesco Biasin, presidente da Comissão para o Ecumenismo, explicou que a realização do culto ecumênico “é um sinal do desejo das igrejas de manter o diálogo, o intercâmbio, a oferta de dons, de riquezas de uma comunidade para outra”.
O culto foi presidido por dom Maurício Andrade, bispo primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil. Também estavam presentes: a pastora Romi Benck, secretária executiva do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs; o casal Eleni Rangel e o Hermes Rangel, presbíteros da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil; Rev. Arthur Cavalcante e o Rev. José de Jesus, da Comunhão Anglicana do Brasil; os pastores Nestor Paulo Friedlich e Guilherme Lieven, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; Pr. Werston Brasil, da Igreja Presbiteriana Unida; e os pastores Rui Rodrigues e Álvaro Pauluci, da Comunidade Carisma.

Nenhum comentário: