Na inauguração (19 de maio de 2012), Errazuriz entregou aos primeiros cem visitantes um picolé cristão em palito em forma de crucifixo onde há uma imagem do filho de Deus.
O artista disse que, para fazer o picolé, ele levou vinho para uma igreja de modo que o padre, inadvertidamente, o abençoasse durante a eucaristia, transformando-o em sangue de Cristo. O picolé, portanto, é genuinamente cristão, garantiu.
O objetivo do picolé santo — disse — não é ofender ninguém, mas fazer com que as pessoas reflitam sobre as implicações das religiões, principalmente em temas relacionados ao fanatismo e a violência.
Assim, afirmou, ele ficará feliz se conseguir fazer as pessoas questionar a realidade que herdaram das gerações anteriores. “Isso pode ser incrivelmente libertador.”
O próprio Errazuriz já deve ter passado por esse questionamento. Nascido no Chile, ele foi criado em família católica e tem parentes e amigos que são muitos religiosos. Hoje ele considera um “ateu praticante”, mas respeita as crenças e só se sente atormentado quando alguém tenta lhe impor seus dogmas.
Ele se irrita principalmente com os pastores que defendem a ideologia bíblica como o ideal para toda a sociedade, passando dessa forma por cima das liberdades individuais.
Até o dia 18 de maio, um dia antes da inauguração, não tinha surgido nenhum líder religioso para acusar Errazuriz de cometer blasfêmia. A expectativa do artista é de que o picolé cristão faça com que as pessoas não levem muito a sério sua religião, seja ela qual for.
Fonte: Paulo Lopes Blog -18.05.2012
Nota de: www.rainhamaria.com.br
Uma pessoa que faz isso com certeza sabe que Jesus está por inteiro na Santa Hóstia e que o Vinho Consagrado é o Sangue de Cristo. Porque ele iria pedir ao padre para abençoar o vinho pra fazer o picolé? Que blasfêmia! Ó Jesus: vinde logo nos socorrer!
Nenhum comentário:
Postar um comentário